Vindas-logoEsta nota esta escrita en portugues porque ha sido publicada en el Jornal Republica Buzios – Río de janeiro-Brasil.

Gracias a fuentes de información R21

Esta nota é apenas uma comiezo de uma série que vai continuar ao longo do tempo sobre o tema Ecologia e este planeta que habitamos e que tanto deve. E, muitas vezes , por causa da ignorância , agressão impensada sofre grande impacto na época e , cumulativamente , vai trazer terríveis consequências para as gerações futuras . Tornar-se consciente é o primeiro passo para tudo que segue como ações.

Todos aqueles lugares que você ama , que te fazem feliz , pode mudar drasticamente no futuro próximo . Mudança Ambiental Global ameaça mudar todos os ecossistemas que põem em perigo a própria sobrevivência da espécie humana . Ao contrário do que se acreditava , a nossa geração já está vendo as consequências diárias pelo impacto de eventos climáticos cada vez mais extremos . E isso vai agravar-se se não tomarmos a decisão de agir imediatamente.

Dicas para trazermos a sustentabilidade para a nossa vida 

1.É chocante mas verdade: 25% dos alimentos que compramos vão para o lixo.

Tem varias medidas para modificar esa situação, desde refeições alternativas com os restos ou dicas para os manter frescos durante mais dias, a partir de recipientes com melhor poder de conservação. Se o leitor já faz tudo isto, tente também organizar o seu frigorífico com estas cinco dicas simples, de modo a nunca se esquecer da comida que por lá anda.

Organizar um frigorífico para a semana que aí vem tem alguma ciência e nada pode ser feito ao acaso. Em primeiro lugar, evite encher demasiado o seu frigorífico, uma vez que o excesso de alimentos impede a circulação do ar frio e não permite uma adequada conservação dos alimentos.

Por outro lado, deve ter em consideração que a temperatura do interior do frigorífico não é homogénea, pelo que um determinado produto deve ser colocado numa zona específica deste electrodoméstico

2.Troque as lâmpadas antigas por LED. Este é já um lugar-comum da sustentabilidade, mas a verdade é que ainda não foi verdadeiramente posto em prática pelos portugueses. As lâmpadas LED consomem até menos 85% de energia que as lâmpadas incandescentes e duram 20 anos.

3.Respeite os animais. Um dos maiores compromissos desenvolvidos na organização do Dia Mundial do Ambiente tem como pano de fundo trabalhar para acabar com o tráfico ilegal de produtos provenientes de animais selvagens. Mas não são apenas os animais selvagens que precisam do nosso apoio, como todos os dias nos vamos apercebendo.

4.Coma menos carne. O consumo de carne é um dos principais responsáveis pelas alterações climáticas e o aumento da desflorestação, uso de fertilizantes e emissões de metano por parte do gado doméstico deverá fazer com que as emissões de gases com efeito de estufa inerentes à produção alimentar aumentem quase 80% nos próximos anos. A solução: retire a carne da sua alimentação de forma balanceada – uma a duas vezes por semana. Já ajudará – e muito – a melhorar o Planeta.

 5.Troque o carro pela bicicleta.

 Por isso, é importante que todos participem ativamente se tornando um protetor do que ama.

Com gratidãoe até a próxima edição !!!

VINDAS

Eu sou Vindas e nesta coluna falo de tendências de arte, visual, musical, sociedade, ecologia e coisas que me comovem.

vindas.dv@gmail.com

mediterraneo